TV DIGITAL E WEBTV: AS CURIOSIDADES QUE RENDEM LUCROS?
Televisão! Tem palavra mais doce do que essa na ‘boca do povo’ brasileiro? Creio que não, pois como pode esse algo não permear em sua mente se assistir a televisão já é atividade inerente às suas vidas? Se segundo em sua pesquisa, MORAES, em 1998, constatou que a televisão era quase consenso nacional com cerca de 92,6%
em domicílios brasileiros, imagina-se que os números devem ter aumentado um “pouco” mais em 2007 devido ao lançamento da TV Digital no Brasil. Curiosidade à parte, tudo que envolve ‘novidade’ na vida dos brasileiros é sinônimo de lucro e sucesso, que rumos terá a TV Digital no Brasil?
em domicílios brasileiros, imagina-se que os números devem ter aumentado um “pouco” mais em 2007 devido ao lançamento da TV Digital no Brasil. Curiosidade à parte, tudo que envolve ‘novidade’ na vida dos brasileiros é sinônimo de lucro e sucesso, que rumos terá a TV Digital no Brasil?Os rumos tomados até então pela TV Digital em nosso país ainda está em fase adaptação, embora seu conceito permita discutir sua funcionalidade na sociedade brasileira. Seu novo sistema de radiodifusão televisiva transmite sinais digitais em lugar dos analógicos.
Mais eficiente no que diz respeito à recepção dos sinais, a transmissão digital apresenta uma série de inovações sob o ponto de vista estético, como a possibilidade de ter-se uma imagem mais larga que a atual e com um maior grau de resolução, bem como um som estéreo envolvente, além da disponibilidade de vários programas n
um mesmo canal.
um mesmo canal. Sua maior novidade, no entanto, parece ser a capacidade de possibilitar a convergência entre diversos meios de comunicação eletrônicos, entre eles a telefonia fixa e móvel, a radiodifusão, a transmissão de dados e o acesso à Internet.
Mas o mote dessa nova TV atingida pela Era Tecnológica e Informacional será a interatividade. A programação vista, passivamente, pelo expectador será deixada de lado com toques e outros toques. Poderá passar as devidas reclamações sobre os programas e, mais, fazer manifestação ao vivo/online sobre o que vier na mente.
Só não vale ser inconveniente e reclamar de um programa quando amigos e parentes ao seu lado têm o bom gosto de assistir tais programas. Então que cada um compre a sua TV Digital.

O objetivo aparente da instalação dessas novas tv’s pelos diversos cantos do Brasil é levar a era da informação para mais próximo de seu público, entendendo-se que uma gama maior de informações e opiniões fundamentadas fomentarão pessoas mais críticas.
E o objetivo real? Esse fica a cargo do ‘bom entendedor’ que analisará se é mais vantajoso entrar na ‘moda’ e comprar uma televisão digital (ainda com preços caros) ou procurar coisas bem mais utilitárias para sua vida, como a alimentação, saúde e educação, por exemplo, já que não serão fechadas as transmissões normais para TV’s analógicas.
Ou seja, uma das vantagens é pra quem tem o poder de consumir esse produto, e uma das desvantagens é pra que ficará só desejo de consumir.
Mas mudando a vantagem para o sentido da comunicação... Será a oportunidade de abrir espaços novos para pequenos grupos se manifestarem perante a difusão massiva de mensagens dos grandes e poderosos meios de comunicação, GLOBO, SBT e BAND por exemplo. E a desvantagem? Quem tem condição de competir com essas
empresas, já que o modelo japonês adotado pelo Estado favorece em questão de ‘espectros’ – gama de canais ‘livres’ disponibilizados em arranjos para os detivesse maior representatividade em comunicação no país? Mais uma vez a questão econômica participa ‘ativamente’ dessas decisões.
empresas, já que o modelo japonês adotado pelo Estado favorece em questão de ‘espectros’ – gama de canais ‘livres’ disponibilizados em arranjos para os detivesse maior representatividade em comunicação no país? Mais uma vez a questão econômica participa ‘ativamente’ dessas decisões.Em cima dessas desvantagens de ‘peso’ sobre a aderir a TV Digital surge a WEBTV. O que ela é? O que tem de bom nela? É fácil adquirir? Quanto custa? E a gente pode fazer o que quiser com ela? Essas e outras perguntas mais poderão ser respondidas em parte, já que é uma área também em estudos com poucos estudos aprofundados. É uma das novidades mais interessantes já inventadas pela Internet nos últimos tempos. O fascínio do ser humano por imagens audiovisuais parece ter se reinventado pela rede virtual de uma forma interessante, assim como no caso da TV Digital, sobre a questão da interatividade.
A participação dos usuários/consumidores pela Internet é mais clara. Qualquer pessoa pode criar sua Webtv. Dois ou três clicks, e balançadas de mouse, pronto! Está criada sua tv virtual. Com programação personalizada e podendo ser transmitida por demanda (ou seja, aqueles famosos downloads por buffer) ou por streaming (aquelas feitas ao vivo, na hora!). Basta ao usuário/consumidor despertar a criatividade e promover o melhor e mais específico conteúdo de seu interesse e por fim de interesses dos outros que resolverem acompanhá-lo. Haja canal de esporte, política, saúde, comportamento, moda, economia, entretenimento, cultura.
Diferentemente do mundo real, a rede virtual disponibiliza a criação de TV’s s
em a burocracia de concessões e ofícios para registrar a atividade daquele potencial meio de comunicação. De meros consumidores a, agora, produtores de conteúdo. A tendência dessa pluralização de canais propostos pelas webtv’s é a individualização do processo comunicativo daquele instante – cada um com seu estilo e seu gosto.
em a burocracia de concessões e ofícios para registrar a atividade daquele potencial meio de comunicação. De meros consumidores a, agora, produtores de conteúdo. A tendência dessa pluralização de canais propostos pelas webtv’s é a individualização do processo comunicativo daquele instante – cada um com seu estilo e seu gosto. Mas há de crer também que ao tempo que o povo cria suas próprias tvs, os grandes meios de comunicação tradicionais já movimentam seus bastidores para criar e estenderem seus conteúdos pela Internet através dessas tv’s virtuais, como, portal Globo.co e G1, portal Terra, UOL entre os mais conhecidos.
Quem ganha com isso? Possivelmente, aquele que possui uma renda financeira melhor, pois quase sempre tendem a criar materiais de maior qualidade e quantidade, ou seja, tudo que a Era Capitalista da Informação pede.
[Falar de televisão cansa, mas adotei as imagens pra quebrar a seriedade, fazer publicidade de nada a ver... assim como fazem as TV's]
Por Raoni Barbosa
1 Comentários:
ei, pior q eh desse jeito q tu coloucou. pago eh porra pra tv digital
6 de junho de 2009 às 02:27Postar um comentário