domingo, julho 19, 2009

Minha Obesidade

Caros amigos, divido aqui com vocês minha incessante busca de perder alguns quilos. Sei que é complicado, mas enfim acho que já tenho um começo de história. Há sete anos eu comecei a descuidar da saúde. Pesava 78 kilos. E mantinha esse peso de uma forma tranqüila, fazendo atividades físicas e mantendo bons hábitos alimentares. Fora a idade e outros hábitos que fui adquirindo ao longo desse período, abandonei este estilo de vida e cheguei aos 107 quilos. Na maioria das vezes não me acho gordo. (a altura e algumas camisetas escuras me ajudam nessa enganção). Sempre acho que estou um pouco acima do peso. Mas se você for conferir o IMC estou em alguma obesidade lá.

Resolvi então começar a mudar tudo isso. De forma lenta e gradual, como diria Geisel sobre a redemocratização, comecei a deixar a vida de sedentário. Há três semanas, em uma segunda-feira, fui com um amigo fazer uma caminhada. Nisso, caminhei e até corri. Estendi-me por demais neste dia. Resultado? No outro dia nem consegui levantar do sofá em que me joguei após essa caminhada. E durante o resto da semana não fui mais nem um dia. No entanto, ainda não havia desistido (Joseph Climber baixo em mim Dani Guerra).

Há duas semanas comecei novamente a caminhar. Dessa vez rendi mais. Cheguei a ir três vezes intercaladas. Consegui caminhar e correr um pouco. E nisso ainda conseguia levar algum amigo ou amiga junto. Já mais motivado parti para a terceira semana. O horário das 18:30 já estava sendo sagrado. O corpo já parecia pedir por movimentos naquele horário. Comecei a terceira semana bem. Ainda pude ter a companhia de um amigo ou amiga durante os três primeiros dias. Mas comecei a ver que isso de certa modo estava atrapalhando. Não a companhia em si, mas a preocupação de ter que ter uma companhia. Resolvi, então, deixar isso de lado e parti para as caminhas/corridas solitárias. Foi bom. Meu rendimento acho que foi até melhor. Não que necessariamente fui melhor que os outros dias. Mas sozinho comecei a observar mais o quanto poderia caminhar mais ou correr mais ainda. Nisso tudo fechei essa terceira semana com seis dias de caminhadas ou corridas. Uma sensação boa ter cumprido essa meta.

Hoje, domingão, fim de noite, reavaliando tudo isso, começo a ler algumas coisas interessantes para eu continuar meu intento. Só quero lembrar, que logo mais cedo, o quanto existe pessoas desagradáveis a sua volta. Passando por um velho conhecido, olha a frase que o canalha solta:”vai morrer bichão, ta gordo demais, se chegar os trinta desse jeito ta morto”! Não poderia haver tanta indiscrição por parte de um ser humano só como esse. Mas eu fingi que não era comigo e prossegui meu caminho pensando: “um velho barrigudo e doente desses querendo me dar lição de moral”! Enfim, coisas da vida. Chegando a hora de dormir, passando a vista em algumas notícias, encontro algo de valioso na Revista Época. Lá vi excelentes matérias sobre o momento que estou vivendo. Vou colocar alguns links aqui.

Exercício físico que mais emagrece http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI62525-15257,00-O+EXERCICIO+FISICO+QUE+MAIS+EMAGRECE.html

Essa matéria aí é boa. Bem explicativa e trata do assunto de uma forma que eu queria ler. Algo fácil e que te diz que você anda no caminho certo!

Sobre qual o melhor exercício... Eu pretendo continuar interclaando caminhas e corridas . E nisso tentar sempre correr mais. Correr e caminhar são das atividades de que mais gosto - Uma lembrança: sempre fui um fracasso em atividades coletivas, em se tratando de esporte - Depois de um mês de caminhadas/corridas pretendo entrar para uma academia. Já malhei outras vezes. Mas sempre só suportava 1 mês. Em outra ocasião falo disso.

Voltando aos artigos, indico ainda:

Adeus, obesidade http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI62260-15257,00-ADEUS+OBESIDADE.html

13 dicas de um ex-gordo para você emagrecer http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI62250-15257,00-DICAS+DE+UM+EXGORDO+PARA+VOCE+EMAGRECER.html

Quer emagrecer? Coma menos calorias http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI62263-15257,00-QUER+EMAGRECER+COMA+MENOS+CALORIAS.html

Nesse último agora lembro do problema da alimentação. Quanto a esse eu ainda não estou com uma postura tão bacana quanto à das atividades físicas. Mas como diria Jack Estripador: Vamos por partes! Querer tudo de uma vez já seria cobrar de mais de um gordinho. Já não basta ser concurseiro, estar acima do peso, entre outras coisas...O importante disso tudo foi enfim começar o confronto!

Bem, nesse exercício de palavras, não tenho pretensão de nada. Escrever aqui é um exercício mentaL que faço. Entretanto, caso alguém estiver nessa mesma caminhada, estamos aqui para dividir nossas perdas e ganhos. A vida é dura, mas o caminho se faz ao caminhar. Com isso encerro essa semana!

Pronto, falei!

Até a próxima!

Samuca

1 Comentários:

Jaque disse...

Tô orgulhosa de vc, Samuuuu!!
E não encana com esses comentários maldosos... o que não falta nesse mundo é TATU querendo levar a gente pro buraco. Força e determinação!

20 de julho de 2009 às 01:29