sábado, fevereiro 28, 2009

"Caxias, acorda! Cadê teu carnaval"


Fui a Codó passar o carnaval juntamente de Samuel, Caio e Bené. Ficamos Exceto Bené, os outros três ficaram hospedados na casa do amigo 'Malhado', vulgo Gustavo! Esses cinco dias que ficamos por aquela cidade, não existe. Estar à companhia dos amigos é sempre bom, mas o ambiente quando propicia essa sinergia de alegria entre todos e a cidade, é melhor ainda! E foi isso que aconteceu.
BOA ORGANIZAÇÃO - Embora não seja surpresa para todos que a Codó tenha bom carnaval a cada ano que nasce, para mim foi. Interessante é ver que todo mundo que habita essa cidade contribui para que seja a melhor... Parece que o povo entra numa competição para se destacar como o melhor carnaval do Maranhão.

Enfeitam a cidade aqui, ali, coloca pequenos carros de som de alta potência nas ruas para os blocos organizados pelas comunidades seguirem na folia. Tudo na maior segurança, pois a Prefeitura Municipal dá apoio massivo à essas demonstrações de valorização à cultura carnavalesca da cidade - que se depender do próprio povo, continuará se perpetuando por diversas gerações.

Em conversa com Rafael Martins, um cidadão apaixonado por sua cidade, ele conta que não troca esse período de folia de Codó por nenhuma outra cidade.
"Rapaz, aqui é muito bom. Olha isso [no momento ele estava apontando para os foliões felizes que estavam dançando alegremente num bloco montado por uma comunidade codoense], basta tu olhar o povo atrás desses trios. Tudo de abadá, organizadinho. Maior folia. Pergunta ai se algum troca o seu carnaval aqui [Codó] para ir em outra cidade. Num tem, meu cumpade!", exclama ele o ótimo respaldo em se tratando de carnaval que a cidade ganhou nos últimos anos pelo Maranhão.
CARNAVAL IMPRODUTIVO - O mesmo Rafael que fala de amores por sua terra, recentemente teve a experiência de passar o Carnaval em Caxias(MA). em 2005. Embora a cidade cultive ares de 'A terceira maior cidade do Maranhão', a experiência para ele não foi agradável.

"Cara, lá foi chato. Passei pela praça e não vi nada de interessante. Só as bandinhas tocando e eu assistindo. Não demorei muito. Bateu aquela azia, mal-estar. 'Vazei' logo.", comenta Rafael.

E ele vai além desse simples comentário. "Senti falta da motivação do povo. Na minha cidade, como você ta vendo, o povo ta ai nas ruas. Organizando as coisas. Botando seus bloquinhos com abadá e tudo nelas avenidas. Brincando carnaval bem mesmo. Então, acho que isso é que falta na cidade."
Habitante do bairro Residencial Hélio Queiroz, da cidade de Caxias, o 'Seu Chagas' conta que a Cidade está começando a dar seus passos iniciais quanto a melhoria do Carnaval.
"Podem ver aqui próximo: a Cohab e a Volta Redonda... tudo aqui está se movimentando. Fazendo uma folia boa. A visão está se modificando", disse ele numa demonstração positivista acerca de futuro melhor para o Carnaval da Cidade de Caxias.
Por Raoni Barbosa

1 Comentários:

Anônimo disse...

Raí Queiroz..

To contigo meu patrão, o carnaval em Caxias já foi bom e motivo de orgulho para nossa cidade. Nos tempos de MICAXIAS em meados de 94, tempos bons, a praça gonçalves dias tambem já foi muito boa jovens de uma geração anterior a nossa já me contaram o amor que era brincar o carnaval em Caxias, deixavam seus filhos brincarem à vontade. Mas com essa administração e a organização do carnaval está muito errada, eles pensam que aquilo é bumba meu boi! Mas não é, o tipo de brincadeira é maior as bebedeiras são mais intensas e as danças até são mais "provocantes" digamos assim. Com isso vem a violência, roubos, drogas e tudo mais que influi para acabar com nosso carnaval. Acho que esse carnaval da Praça Gonçalves Dias deve e tem que acabar o quanto antes, porque assim afunda o nome do nosso ilustre poeta homenageado por aquela praça. Sem mais palavras e só tristeza vendo nossa cidade se acabando nas mãos de quem não tem competencia para tocá-la.

1 de março de 2009 às 18:56