terça-feira, maio 05, 2009

'Podem aloprar que drama dá audiência'

Não sei isso acontece com você, mas vou explanar o que sinto...

Cara, cansei mesmo de ver tanta desgraça. Calma, explico. Não estou colocando a opinião de quem está afim de fantasiar a realidade de verde... Mas quanto a forma como é abordada pela mídia o problema em que os Estados nordestinos estão vivenciando: o período de chuvas torrenciais com consequentes inundações nas cidades e municípios.

Creio que a abordagem em outros Estados deve seguir a mesma norma que a cartilha de catástrofes de uma parte da mídia piauiense anda seguindo: 'Gente, arrocha na exaltação dos números; mostrem imagens; pessoas desabrigadas; botem elas para falar e dramatizar de forma exarcebada o problema que estão passando; Fotos e mais fotos de pessoas chorando ao verem suas casas inundadas... Enfim, tudo (mas tudo mesmo!) em favor de audiência!

A minha indignação e reflexão é: Sei que há as empresas jornalísticas que 'mandam', mas poxa, até quando explorar ao máximo algo da realidade é um trabalho de jornalista?! Informar é preciso, mas dramatizar... é tudo que o público, no momento, não está afim de saber... Querem saídas... Mensagens em amenizem e mostrem alternativas como salvar a sí e aos demais... Que medidas são cabíveis nas próximas horas... Enfim, fazer o 'papel social' de jogar a favor da sociedade mesmo; E isso eu senti falta ao observar as inúmeras transmissões de alguns meios de comunicação ao longo da manhã, tarde e noite.

Para mim, depois de assistir, ler e ouvir as informações que chegavam... As chuvas e as águas do Poty levaram a cartilha do bom jornalista!

Ah, acabei de receber um release de uma assessoria de comunicação de uma instituição federal... Já estão falando de alertas sobre a gripe suína, cuidados e precauções que os media devem repassar à sociedade... Então pergunto: Como será o noticiário dessa gripe quando se confirmarem os casos por Brasil afora? (Claro, Deus queira que não...)

____

Ah, essa é sobre política: Eleições se aproximam... ótima forma de alguns políticos chamarem a responsabilidade para sí e buscar soluções, porque afinal tudo pode ser voto, não é?! Sei que a burocracia é grande, mas quando se mexe com o brinquedinho do poderio público, os magnatas da política 'movem mundos' mesmo... Já perceberam né?! Por isso que 'rezo' pra que se faça alguma coisa esse ano... ¬¬


Por Raoni Barbosa

2 Comentários:

Ruth Barros disse...

Não acho que eles expõem com drama não, tem que expor a realidade como é, só assim chama a atenção das autoridades quanto a gravidade da situação. Os meios de tv lucram, tudo bem, é notícia, tem que correr mesmo! E não é só aqui que acontece, quando tem enchente em SP, santa catarina, é do mesmo jeito. Beijoo!

5 de maio de 2009 às 23:39
DonCiganos::: disse...

Como eu disse: Não estou dizendo pra não expor. Precisa ser mostrado. Inundação em Teresina é fato, porém relatar da forma como o é e acontece é uma coisa, outra é você superdimensionar esse problema afim de arrancar audiência...Entende?! O que quis levantar é: Como fazer coberturas jornalisticas de catástrofes na humanidade sem abusar dos direitos civis e do código de ética do jornalista?

6 de maio de 2009 às 02:49