Ah... o Intercom Piauí acabou!
Acabou o Intercom Nordeste! Ponto final. Nem mais, nem menos. E tenho dito. Guenta, foram três dias super super vividos academicamente. E é isso a proposta desse congresso científico de Comunicação Social: trazer as vivências acadêmicas em forma de trabalhos para o evento e mostrar um pouco sobre o que outras regiões do País andam confabulando sobre a minha, a sua e nossa Comunicação. Mesmo não apresentando trabalho científico - por vacilo mesmo! - foi possível assimilar muita coisa interessante, tanto que novas idéias produtivas surgiram na hora em que vi as produções que se passaram por esses dois dias, já que no primeiro dia teve somente a abertura.
Em muitas apresentações de trabalhos eram visiveis produções meio que 'quadradas'... Sim, uns artigos meio 'feijão com arroz'... Sem aquele arrojo, criatividade e atrativo - impactantes para os expectadores. Embora seja otimista quanto a isso, pois creio que 'marretando a pedra' hoje, amanhã uma 'roda' será. Ou seja, as experimentações estão ai para isso, até que se chegue a uma linha favorita de pesquisa ideal.
E àqueles acadêmicos e pesquisadores que já moldaram sua 'roda'...? Viu-se bons trabalhos: técnicamente perfeitos, boas referências, bastante pesquisado e boa apresentação. Só que estava faltando o diferencial para que no final do congresso as melhores produções fossem qualificadas para serem apresentados no Intercom Nacional em Curitiba: ter sensibilidade sobre seu objeto de estudo.
Mesmo os coordenadores estando em suas respectivas salas com um caderninho de regrinhas de S.O.S sobre 'Como identificar um trabalho científico bom' em punho, destacava-se notoriamente aquela produção que contagiava o público dos olhos atentos e impenetrantes. Quem teve o prazer de criar um artigo a fim de mostrar todo seu potencial acadêmico em, mais ou menos, 13 laudas, sobrou na apresentação ao descrever em poucos minutos o que fez na produção submetida ao congresso. De fato, souberam sensibilizar o público sobre aquele momento de criatividade exposto.
Então, para esses ficam os aplausos! Em especial para as minhas amigas Thaysssss Teixeira, a 'Matraca', e a nova colega, conhecida no Intercom, Cássia. Ambas fizeram boas produções, escolhidas as melhores em suas devidas divisões temáticas e, consequentemente, obtiveram classificação para apresentá-las em Curitiba(PR).
link -
Por Raoni Barbosa
0 Comentários:
Postar um comentário