quinta-feira, maio 28, 2009

Finais da Copa do Brasil? Eu arrisco em...



Mais uma quarta-feira, 27, futebol brasileiro nas televisões de todo o Brasil... Copa do Brasil é o torneio do momento... Quatro grandes clubes brigando para chegar à reta final da competição: Corinthians, Coritiba, Internacional(RS) e Vasco da Gama...

É fato: para estarem nas semifinais esses clubes fizeram por merecer disputar tal vaga na finalíssima... Porém não são todos os que tem 'pinta' de campeão, mesmo entendendo que futebol não tem lógica (acho que é por isso que muitas mulheres às vezes não consegue entender - claro tem as exceções)... Mas tô sentindo cheirinho de 'queda' de cavalo manga-larga de cor vemelha à vista! Por quê....?

Coritiba na final?

Não acredito em milagre de vitória em casa sobre o time do Beira Rio. Observando o time, vejo que o conjunto é si tem rendido partidas regulares, chegando a umas poucas e boas, porém não será dessa vez que encherá o olhos da própria torcida na segunda partida da semifinal. Falta ao Coxa a presença forte de um jogadores que 'puxem' a responsabilidade para si... Marcelinho Paraíba é o 'cara'? Definitivamente, não! Ele tem bom futebol, mas tem não 'milagreiro', pois precisa de outros jogadores que o faça render em campo...

Internacional vai à final?

Oxe! Sem sombra de dúvidas que vai! Tem uma boa equipe e jogadores em grande fase: Nilmar, Taison, Andrés D'Alessandro, Alecsandro e Andrezinho... Como se ouve das bocas grandes: é o Time das goleadas! No entanto, observando bem os últimos jogos, o Internacional tem encontrado algumas dificuldades no embate contra equipes de nível mais elevado em relação aos que os gaúchos colorados enfrentaram... Enfrentando os reservas do Corinthians no Pacaembu... 1 a 0 apenas - e olhe que o clube paulista tive oportunidade de sair com resultado mais justo.. um empate)... E o Flamengo?! O time da gávea no Maracanã botou fogo na partida... Mostrou-se mais aguerrido, porém ineficaz quanto as finalizações pré-gol! E foi em cima de disso que o Inter se aproveitou, embora com bastante sufoco! Quer dizer, o jogo bolado por Tite já está ficando manjado... jogadas previsivéis! Então, não arrisco dizer que os gaúchos serão campeões!

Vasco da Gama ganhar na quarta?

Não acredito nessa façanha pelo seguinte motivo: o potencial do elenco. O gigante da colina não tem grandes destaques de confiança no elenco. Força de vontade, treinamento e ritmo de jogo nunca é o bastante pra ir longe nas competições... Ousadia, criatividade e confiança são essenciais para a vitalidade do time. Na primeira partida da semifinal, senti que o time foi com tudo, mas sem carregar com muita honra o emblema no peito! Alguns jogaram muito bem, mas a equipe deve evoluir de forma integral. A comparação é inevitável: o Vasco hoje é o Corinthians do ano passado, rebaixado também, e que hoje aprendeu a ser time grande! Então não será o meia Carlos Alberto que colocará a clube cruzmaltino na final...

O que falar do Corinthians?

A base entrosada do time do Parque São Jorge do ano passado mais a chegada de alguns jogadores e, claro, de Ronaldo fizeram o clube crescer de produção nesse começo de ano. Campeão Paulista 2009 invicto e incontestável, o Corinthians sofre agora com um mal: a vaidade! A qualquer hora o time vira notícia, quer dizer, Ronaldo, né? A invejazinha bate, mas o treinador Mano Meneses trata de por panos quentes e diz: 'Todo mundo é igual, nada de favorecimento pra um ou outro jogador"... Mas até quando isso vai durar, já que é um mal muitas vezes intrínseco do ser humano? Enquanto abafam essa onda, o Timão chega às finais embalado por bons jogos e, principalmente, pela grande força da torcida a cada partida. De forma impressionante, a turma do 'bando de loucos" parece fechar o campo para o adversário... O que torna inevitável os corinthianos de ir pra cima do adversário!

E ai, quem se arrisca a dizer algum palpite?

Por Raoni Barbosa

Read More

quarta-feira, maio 27, 2009

Eita Aniversário Animal!

Segunda-feira fazer aniversário é 'dose', embora ache que cabe a exceção: quando tem amigos no meio! Ainda mais porque fazia um tempo que não os via. Era aniversário dos irmãos gêmeos, Caio e Paulo.
Quando Caio me ligou, já foi logo falando: 'Mermão, traz o money'. Pronto! É cachaçada na certa!

Terminada a aula, já fui procurando pegar o busão pra chegar no ap deles. De longe aqueles 'porras' hehe já estavam fazendo zuada - mas também pudera, tava o Bené no meio hehehe. Não demorou muito e todos já estavamos reunidos: Caio, Paulo, Leo, François, Mario, Lucas e eu. De lá, já descemos pro Bar do Ciganos Pernambucanamente.
Vou dizendo logo: Teve muita carne, cebola e cervejada! O somzinho ao fundo no começo num tava muito animador, embora fosse a cara do bar ao longo de tantos anos frequentado: a música baixinha e das antigas mesmo!
Entre gargalhadas e rodadas de cerveja, juntaram-se também a nós, Malhado/Tarado (vulgo, Gustavo hehehe), Max e o Marine. Esses caras aí são gente boa: tranquilo, bem humorado e cachaceiro fino! hehe
Mas o atrativo da noite foi o palco montado pros cabras metidos a cantores! Pra abrir o festival de 'piadas' - sim, pois os caras são uma piada cantando! hehehe - começamos a falar algumas 'palavrinhas' sobre a reunião de aniversário e tal... A partir daí, só foi zuação! Era Ciganos e François revezando na batida do violão e os demais cantando. E tudo sendo gravado em áudio. Bixo, eu contei: nenhum conseguiu cantar uma música inteira... era refrão, refrão e.... refrão! hehehe Nessa brincadeira a farra foi terminar lá pelas 4h, e eu chegando em casa umas 5h30 da manhã.
No caminho de casa, ainda embriagado, fiquei pensando: Acho que não importa que dia da semana seja um aniversário ou qualquer comemoração, mas o que vale é a intenção do espírito das amizades se interagirem a todo instante... coisa da boa vida... Pode deixar ressaca, mas também deixa história. Agora está registrada aqui e na mente de quem esteve naquela 'bagunça entre amigos'
Por Raoni Barbosa
Read More

quinta-feira, maio 21, 2009

Engantinhando a Moralização do Futebol...











Ultimamente quem tem acompanhado o futebol brasileiro tem visto e analisado que muita coisa tem mudado... e principalmente nesse ponto:

Tradição-'levando com a barriga' Raça-Torcida
x
Organização-Moralidade-Competência


É inegável que organização-moralidade-competência tem dado 'chocolate' nas partidas que se vê pelo nosso Brasilzão nas brenhas do futebol. A idéia de manter uma coerência numa filosofia de trabalho de um treinador é tudo hoje em dia, a moralidade da instituição futebolística tem rendido satisfação aos olhos dos torcedores que acompanham seus times de coração que andam por essa linha de pensamento. E o que é melhor: o time de coração renderá mais durante a temporada.

É a profissionalização, de fato, do futebol que está dando a volta por cima... O resultado está na crescente de bons públicos, renda financeira boa após as partidas do clube e, consequentemente, sucesso pelo futebol tupiniquim.

A prova disso está em clubes como Internacional, Grêmio, Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Cruzeiro, Atlético Paranaense... Todos eles tem incrementado aquele 'gás' a mais durante os fins de partida graças a essa revolução inicial em suas estruturas. O Campeão começa a trilhar sua vitória por ai... Acreditando na verdadeira revitalização do esporte bretão pelo País!

Por Raoni Barbosa
Read More

O tempo que Dondon jogava no andaraí já foi...

No tempo de Dondon, assistir a uma partida de futebol era quase que assistir a uma ópera (que me desculpe a comparação, mas a paixão por si nessas horas!).

De qualquer parte da arquibancada era fácil observar a formação tática do time. Praticamente entender mais do que 50% uma partida de futebol.

Na parte da sonoridade 'grave' ficavam: o Goleiro, a muralha da equipe; E os zagueiros uns verdadeiros gladiadores - bola no mato que é final de campeonato; onde tambpem dois laterais acobertavam com segurança o sistema defensivo, mas que com sua agilidade e sapiência por ora queriam ser 'solistas' e fazer suas graças pra galera!

No meio do campo, a parte defensiva já é menos 'brusca' quando 'tocam' na bola e fazem acontecer o espetáculo... Onde dai pra frente a melodia já começa a ficar mais requintada, genial e criativa graças aos 'maestros da bola'... Quem teve Zico, Zidane, Platini, Maradona, George Hagi, Roberto Baggio, Raí, Leonardo, Falcão entre outros, sabe do que estou falando... Matavam a bola no peito com paixão e a 'tocavam' com genialidade que só cada um pode fazer em seus respectivos clubes, seleções e quizá nas 'peladas' de fim de semana entre amigos...

E o que fazia esses jogadores serem considerados como tais era pelo fato de conhecer toda seu time, principalmente os 'solistas - os atacantes... E com vocês, Pelé, Garrincha, Careca, Casagrande, Renato Gaúcho, Romário, Edmundo, Denner, Ronaldo, Pepe, Vavá, etc... Esses eram os que faziam 'valer' o ingresso... Não sei se chorando, ou se sorrindo, mas o importante é que emoções eles fizeram viver aos que aplaudiram por bem ou por mal (os adversários)...

Ê saudade...

Por Raoni Barbosa
Read More

domingo, maio 17, 2009

Cultura Piauiense: Só dinheiro não basta. Ser empreendedor é preciso

Como se faz cultura? Pode ser tudo aquilo que se é feito pelo homem. E este se dispõe de que recursos? Antes a “pau e pedra”, o artista era mais feliz. Porque a naturalidade em que as concepções de mundo residiam era interessante e inspirador para a produção artística. Viver de arte era lema. Os anos se passaram, e aquele que nos dava alegria por sua criatividade e talento, hoje, tem suas inspirações podadas pelo pensamento capitalista, impedindo uma fácil profissionalização. Fazer arte, agora, exige dinheiro.


No intento de fomentar e facilitar a produção artística os recursos federais e estaduais se transformam em ‘salva-vidas’ para a arregimentação da cultura local. Um passo inicial para aqueles interessados em adentrar a esse mundo. O ano é consumido pelo tempo. E diversos editais programados são lançados para o Estado. As Fundações Culturais do Piauí e Monsenhor Chaves propõem-se como elo da corda que liga o artista e o reconhecimento da obra. E olhe que a classe é enorme: músico, artista cênico, artista plástico, o pessoal que alimenta o folclore e o artesanato, literatos e etc.


O “Mecenato” de outros tempos dá lugar aos “Fundos de Investimento” – uma palavra mais chique para os investidores. Sozinho às vezes não se consegue nada. Só a fé e muita força de vontade para manter o sonho vivo. A máquina dos investimentos pode até ficar ligada no automático, mas terá pouco efeito para a solução-base do problema de o artista piauiense vingar em palcos ‘além-Piauí’: a criação do espírito empreendedor.


A capacitação desse espírito no empreendedorismo artístico viria a calhar como demonstração forte para os empresários que recursos por eles destinados poderão sim ter volta para ambos: para uns o dinheiro poderá ser recapitalizado e para os outros a construção eficaz de produção artística genuinamente piauiense como identidade pelo Brasil.


Pode ser que o empreendedorismo seja um fato óbvio para o sucesso para a cultura piauiense. Porém, mesmo o artista possuindo o ‘dom’ para seu respectivo ramo, é preciso mais do que nunca que se desperte tal ‘espírito’, caso contrário, continuará ‘cantando em casa pelos próximos anos no banheiro’.

Por Raoni Barbosa
Read More

Ah... o Intercom Piauí acabou!

Acabou o Intercom Nordeste! Ponto final. Nem mais, nem menos. E tenho dito. Guenta, foram três dias super super vividos academicamente. E é isso a proposta desse congresso científico de Comunicação Social: trazer as vivências acadêmicas em forma de trabalhos para o evento e mostrar um pouco sobre o que outras regiões do País andam confabulando sobre a minha, a sua e nossa Comunicação. Mesmo não apresentando trabalho científico - por vacilo mesmo! - foi possível assimilar muita coisa interessante, tanto que novas idéias produtivas surgiram na hora em que vi as produções que se passaram por esses dois dias, já que no primeiro dia teve somente a abertura.
Em muitas apresentações de trabalhos eram visiveis produções meio que 'quadradas'... Sim, uns artigos meio 'feijão com arroz'... Sem aquele arrojo, criatividade e atrativo - impactantes para os expectadores. Embora seja otimista quanto a isso, pois creio que 'marretando a pedra' hoje, amanhã uma 'roda' será. Ou seja, as experimentações estão ai para isso, até que se chegue a uma linha favorita de pesquisa ideal.
E àqueles acadêmicos e pesquisadores que já moldaram sua 'roda'...? Viu-se bons trabalhos: técnicamente perfeitos, boas referências, bastante pesquisado e boa apresentação. Só que estava faltando o diferencial para que no final do congresso as melhores produções fossem qualificadas para serem apresentados no Intercom Nacional em Curitiba: ter sensibilidade sobre seu objeto de estudo.
Mesmo os coordenadores estando em suas respectivas salas com um caderninho de regrinhas de S.O.S sobre 'Como identificar um trabalho científico bom' em punho, destacava-se notoriamente aquela produção que contagiava o público dos olhos atentos e impenetrantes. Quem teve o prazer de criar um artigo a fim de mostrar todo seu potencial acadêmico em, mais ou menos, 13 laudas, sobrou na apresentação ao descrever em poucos minutos o que fez na produção submetida ao congresso. De fato, souberam sensibilizar o público sobre aquele momento de criatividade exposto.
Então, para esses ficam os aplausos! Em especial para as minhas amigas Thaysssss Teixeira, a 'Matraca', e a nova colega, conhecida no Intercom, Cássia. Ambas fizeram boas produções, escolhidas as melhores em suas devidas divisões temáticas e, consequentemente, obtiveram classificação para apresentá-las em Curitiba(PR).
link -
Por Raoni Barbosa
Read More

terça-feira, maio 12, 2009

'Aniversário Feliz é pra encher a cara'

[23h58 - 12 de Maio] Eita, faltam 12 minutos para um negócio ali acontecer... O que poderia escrever para ao menos alimentar o espírito daquela criatura que tanto tenho admiração...? Vou deixar que as palavras falem e interpretem por mim toda minha consideração por ela...

Foram as 24hrs dos rapidíssimos... 365 dias... que ela mais esperou que chegasse. O pessoal da companhia, Chatices Ltda, poderia até dizer: 'Ah, cara, mas todo dia é todo dia... Volta a estudar/trabalhar...'


Não, mas não é qualquer dia... lembra ai... Aquela data em que a gente se sente 'mais mais'; Onde a vovozinha chega na gente e fala: 'eita, mas ta ficando mais mocinha ou rapazinho'... E o pais perguntam: 'Ficando mais veinha, né?!' ou 'Epa, tem 18 anos, mas num pode beber!'


Dia Especial... é expressão tão batida! A gente vivencia num aniversário muitas vezes um absurdo de vida em pouco tempo! Incrível isso, mas isso não é palavra de bêbado! O negócio é ' cara****' quando você quer o Mundo de cabeça-para-baixo nesse dia! É um tudo ou nada que no calor da emoção você nem mede o 'tamanho da liberdade' - o que é contraditório!


Quem teve cinco anos de idade, com certeza, esperou o 6º ano chegar pensando que será melhor que os outros cinco! E quem tem 17 anos?... Ah... a cabeça é outra, mas a animação não! O tempo passa, a aparência muda, mas o espírito tem que permanecer o mesmo: o de nunca deixar que os dissabores da vida a machuque... Então, comemore bastante esse aniversário tão esperado por você, a 'daquela criatura, 'ela'... a minha querida Luciana!




Te adoro, Beijo e abraços!


Por Raoni Barbosa
Read More

'As Mulheres do Olimpo' de um Francês

Trabalhar com fotografias, por si só, já é admirável, mais ainda deve ser o prazer de rodar o mundo atrás da formosura mais bela criada por Deus: A Mulher...! E foi isso que o artista plástico francês Titouan Lamazou fez no período de sete anos ao andar por diversas localidades do mundo. Pisou somente em cinco continentes!

Imagino como deve ter sido essa viagem, que já foi válida. Mas chegar nos lugares mais remotos desse mundão deve ser tarefa para pessoas divinas. Paisagem para ilustrar para ilustrar o pano de fundo de sua pesquisa-trabalho não deixou a desejar. Desde áreas completamente tomadas pelo verde dos campos até mesmo a cidades antigas.

Estabelecido os cenários, agora falta o quê: a Mulher! Deve ter sido uma luta eleger 'aquela cara' para a fotografia do meu ensaio... 'Nossa, qual das indianas retratarei? Qual das brasileiras se encaixa nessa paisagem?! As orientais não podem ficar de fora dessa também... E as belas africanas, deve ser colocada em que posição do ensaio?Caracas, quantas dúvidas!", assim poderia ter pensado o artista francês.

Sei que ao final de tudo, o francês foi arteiro e cumpriu a missão 'árdua e complicada' [ironia]. Conseguiu montar a exposição 'Mulheres do Planeta' com bastante sensibilidade, pois as fotografias do autor impressionam por conseguir reunir criatividade, sutileza, sensibilidade e fino trato de perpepção as mulheres que melhor representariam seus respectivos cantinhos.


O trabalho do artista Titouan Lamazou, nascido no Marrocos, está sendo exposto até 11 de julho no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Uma pena esse ensaio não acontecer também em outras partes do País, como no nosso Piauí. Mas fica o prestígio em conhecer esse trabalho artístico.







Link











Read More

domingo, maio 10, 2009

Todo o dia é dia de mãe!

Pra mim todo dia - as 24h todinha -, numa vida toda, é dia de mãe!

Mas Cazuza foi fenomenal ao conseguir transpor todo seu sentimento para essa letra, 'Só as mães são felizes'. Esse cara no alto de suas pirações, ainda tinha um pouco de juízo. E nisso soube transformar numa das canções mais belas - e piradas - que já ouvi.

Não é preciso buscar viagens saturnianas pra descrever sentimentos, basta ser coerente com o que o coração diz e manda 'pintar e bordar', então não perca tempo e ouça a canção!

Abraços e beijos a todas as mães desse mundo, em especial, a minha =D

Por Raoni Barbosa




Só As Mães São Felizes
(Cazuza e Roberto Frejat)

Você nunca varou a Duvivier às cinco
Nem levou um susto saindo do Val Improviso
Era quase meio dia, do lado escuro da vida
Nunca viu Lou Reed "Walking the wild side"

Nem melodia transvirado rezando pelo Estácio
Nunca viu Allen Ginsberg pagando um michê na Alasca
Nem Rimbaud pelas tantas negociando escravas brancas
Você nunca ouviu falar em maldição, nunca viu um milagre
Nunca chorou sozinha num banheiro sujo, nem quis ver a face de Deus

Já frequentei grandes festas, nos endereços mais quentes
Tonhei champagne e cicuta com comentários inteligentes
Mais tristes que os de uma puta no Barbarella às quinze pras sete
Reparou como os velhos vão perdendo a esperança

Com seus bichinhos de estimação e plantas
Já viveram tudo e sabem que a vida é bela
Reparou na inocência cruel das criancinhas
Com seus comentários desconcertantes
Adivinham tudo e sabem que a vida é bela

Você nunca sonhou ser currada por animais
Nem transou com cadáveres
Nunca traiu o teu melhor amigo
Nem quis comer a sua mãe

Só as mães são felizes...
Read More

sexta-feira, maio 08, 2009

O lado subliminar do 'Lixar' do deputado Moraes......

Encarregado de ser o relator do processo aberto no Conselho de Ética contra o deputado Edmar Moreira, aquele reizinho do castelo em terras mineiras, Moraes tranquilamente não hesitou em deixar nas entrelinhas apoio contra a cassação do parlamentar mineiro pelo uso irregular da verba idenizatória da Câmara. Até aí, nenhuma novidade aparentemente para o povo brasileiro: corporativismo político, muita mutreta, 'uma-mão-lava-a-outra'... (ironia¬¬)


Não contente com a repercussão que a imprensa vem dando, onde o 'amigo' Moreira tem sido o 'boi-de-piranha', o deputado sulista parece que conseguiu 'pisar no calo' da imprensa brasileira, em especial das Organizações Globo, ao pronunciar a referida frase:


"Estou me lixando para a opinião pública.
Até porque a opinião pública
não acredita no que vocês escrevem..."

É preocupante um 'representante do povo' falar isso?! Oxe, mais do que nunca! Aquele rapazinho lá deveria responder na Justiça sobre tal atitude, como também o de que possivelmente aliviará a barra para seu 'amigo' Edmar. O desrespeito foi imenso para com o povo brasileiro, que deve se indignar mais ainda, porque até o instante ele 'decretou' de olhos vedados apoio à corrupção Brasil afora...

Parasafreando Presidente Lula: 'Nunca na história desse
País se jogou tanto na cara que
Política e Corrupção andam de mãos dadas, salvo algumas exceções, é claro!'


Mas o que me chamou a atenção foi a forma como a emissora do jardim botânico reagiu. O Bonner mesmo, no Jornal Nacional, tripudiou da notícia do próximo bloco que seria sobre a atitude do lixante deputado petebista... A notícia para mim afetou diretamente as Organizações Globo e não o público - seja leitor, telespectador, ouvinte -, que teoricamente deveria ser a Opinião Pública...

Por Raoni Barbosa
Read More

quinta-feira, maio 07, 2009

Uma lona, público e sorrisos: a 'fuga' perfeita da realidade

Catapluft! Kaboom! Pronto! Achei um lugar interessante para me proteger dessas Águas infindáveis... Num pequeno circo popularesco de Teresina! Isso mesmo! Neste dia ele estava próximo de casa, no limite entre bairro Primavera e Aeroporto.
Os espetáculos são simples. A pomposidade que costumamos ver em outros circos por lá não existe. As jaulas de Leões, elefantes, macacos... Ah, quem precisa deles nessa hora, deixem os bichos de fora dessa, vamos usar a imaginação mesmo...
A começar pelo cartaz do ingresso na porta que diz: Preço? 1kg de espírito virgem (Não vale sal, pois ninguém quer salgar sua vida).
Os banquinhos eram poucos, mas legais. Alguns possuiam almofadas com pena de galinha (Deve ser por isso, que algumas pessoas estavam se coçando, pois as pulguinhas avançaram sobre elas). Mas e o restante do público que chegar?! Tem nada não, eles se sentam no chãozinho frio e molhado das águas de março, abril e maio do Piauizão...
O palhaço de roupa rasgada e sem dente conta aquelas surradas piadas contidas em seu caderninho: sobre idoso, loura e criança entre outras. Mas engraçado mesmo era como contavam. Uns verdadeiros caricatas.
E o que mais tinha de legal nesse circo?! A farra das crianças ao receber do dono do cirquinho os saquinhos de pipoca e suco - o de groselha era o melhor! garanto! Mas a cara de felicidade de todo mundo era 'anormal'!
O 'mundo podia estar caindo lá fora', mas a lona que cobria a cabeça do público fazia outro papel também: Servir como 'fuga' perfeita da realidade... Uma forma de dizer 'tchau' para as 'bulhufas' que a vida rotineira e fadigante lhe propoe a cada nova manhã. Então por que não procurar um circo mais próximo e entrar com o 'espírito virgem' para despertar novas sensações da vida?
Por Raoni Barbosa
Read More

terça-feira, maio 05, 2009

'Podem aloprar que drama dá audiência'

Não sei isso acontece com você, mas vou explanar o que sinto...

Cara, cansei mesmo de ver tanta desgraça. Calma, explico. Não estou colocando a opinião de quem está afim de fantasiar a realidade de verde... Mas quanto a forma como é abordada pela mídia o problema em que os Estados nordestinos estão vivenciando: o período de chuvas torrenciais com consequentes inundações nas cidades e municípios.

Creio que a abordagem em outros Estados deve seguir a mesma norma que a cartilha de catástrofes de uma parte da mídia piauiense anda seguindo: 'Gente, arrocha na exaltação dos números; mostrem imagens; pessoas desabrigadas; botem elas para falar e dramatizar de forma exarcebada o problema que estão passando; Fotos e mais fotos de pessoas chorando ao verem suas casas inundadas... Enfim, tudo (mas tudo mesmo!) em favor de audiência!

A minha indignação e reflexão é: Sei que há as empresas jornalísticas que 'mandam', mas poxa, até quando explorar ao máximo algo da realidade é um trabalho de jornalista?! Informar é preciso, mas dramatizar... é tudo que o público, no momento, não está afim de saber... Querem saídas... Mensagens em amenizem e mostrem alternativas como salvar a sí e aos demais... Que medidas são cabíveis nas próximas horas... Enfim, fazer o 'papel social' de jogar a favor da sociedade mesmo; E isso eu senti falta ao observar as inúmeras transmissões de alguns meios de comunicação ao longo da manhã, tarde e noite.

Para mim, depois de assistir, ler e ouvir as informações que chegavam... As chuvas e as águas do Poty levaram a cartilha do bom jornalista!

Ah, acabei de receber um release de uma assessoria de comunicação de uma instituição federal... Já estão falando de alertas sobre a gripe suína, cuidados e precauções que os media devem repassar à sociedade... Então pergunto: Como será o noticiário dessa gripe quando se confirmarem os casos por Brasil afora? (Claro, Deus queira que não...)

____

Ah, essa é sobre política: Eleições se aproximam... ótima forma de alguns políticos chamarem a responsabilidade para sí e buscar soluções, porque afinal tudo pode ser voto, não é?! Sei que a burocracia é grande, mas quando se mexe com o brinquedinho do poderio público, os magnatas da política 'movem mundos' mesmo... Já perceberam né?! Por isso que 'rezo' pra que se faça alguma coisa esse ano... ¬¬


Por Raoni Barbosa

Read More

segunda-feira, maio 04, 2009

'É bem docinho, mas é perigo se deixar escapá-lo'

O que será, às vezes, bem docinho, no entanto é perigoso quando está a solta?! [Eita que me superei no título (pelo menos eu acho, e você?)]

Para a mulherada: Eita, mermã, é o Geraldddd... aquilo é pedassu (escrevi de propósito, tá?) de mal caminho hehehe...

Para o cuecas: Caraí... é a Norminha da novela... Aquilo é bom... Mas deixar solta, dando sopa pros outros, é pimenta no 'tcheu oinho'...¬¬

Não é nada disso que você está pensando; Olhe embaixo...



.

.

.

.

.




Por Raoni Barbosa
Read More

sexta-feira, maio 01, 2009

'Ídolo de Domingo?! Não... mas de todos os dias'



















- Últimas curvas para Ayrton Senna... Ai vem ele, final da prova. Senna agora está no final da reta... Ayrton vem na ponta-dos-dedos...

- Ayrton... Ayrton... Ayrton Senna do Brasil!!!

- [música tema da vitória]

Assim ele vencia seu último grande prêmio numa carreira histórica pela Fórmula 1, em Interlagos (se não me falha a memória, em 1993). Esse sim, era Ídolo. Embora desse exemplo de como força de vontade, garra e determinação era essencial para as vitórias aos domingos nas provas de automobilismo, o arrojado piloto era Ídolo mesmo de todo dia. Assistir às transmissões esportivas era como se fosse uma terapia sobre auto-estima.

Comentar dia-após-dia o que se passou pela 'telinha' após as provas em que Ayrton Senna corria era formidável. Os elogios eram praticamente iguais, diferentes eram as formas de praticá-los: era o pessoal berrando uma locução do Galvão Bueno, sempre ao lado de Reginaldo Leme, sobre a vitória daquele domingo... era fazendo barulho de carro de fórmula 1... era contando para as pessoas no outro dia, 'Viu lá?! O cara é fera!'...

Eu tinha a minha aos 7 anos de idade: assistir às provas vestido com um mini-macacão da fórmula 1 que minha avó fez. Era vermelho, mas estava amarrotado por ter dormido com ele no dia anterior sob a expectativa de assistir aquele cidadão do capacete verde-amarelo, meu ídolo, aparecer na televisão no dia seguinte, naquele velho e saudoso domingo.

Era 1994. GP de Ímola... Acordei cedo, embora ainda com os olhos de sonolência... Galvão narrando a toda altura, mas em tom diferente. Era voz de medo, porque no dia anterior nos treinos classificatórios, morrera Roland Ratzenberger. E isso fez com que todos os envolvidos na prova ficassem apreensivos, 'travados'. O 'espetáculo' na poderia parar, mas parou. E na 6ª volta com uma outra fatalidade: a morte de Ayrton Senna.
Chorar, chorar e chorar... Era só o que o povo brasileiro poderia fazer naquele momento. Os domingos nunca mais seriam os mesmos. Quem amava as segundas-feira - como eu -, hoje, quando acorda um dia após prova de fórmula 1, tem calafrios (sem exagero!). Isso somente pelo fato relembrar o fatídico dia em que nosso Ídolo maior saira de cena...

Pode ser que apareça um dia alguém com o mesmo vigor, mesma força de vontade e determinação, mas não com o mesmo carisma e idolatria. Efemeridade não está no dicionário dos que fizeram e fazem história seja em quaisquer atividade... Ser Ídolo é ser eterno... É ser 'recomendação' para criança, jovem e adulto...

Links

Biografia - http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/ayrton-senna/ayrton-senna.php

Fantástico - Vídeo sobre Ayrton Senna - http://www.youtube.com/watch?v=-hGnaUcefuc&feature=related


Por Raoni Barbosa





Read More